domingo, 14 de março de 2010

"O monge e Executivo” e a importância dos questionamentos



A minha paixao pela leitura surgiu quando tinha doze anos. Atraves dela, pude enxergar o mundo ao meu redor de forma mais clara, bem como vencer muito dos meus preconceitos. E uma das experiencias mais marcantes foi com o livro "O monge e o executivo" de James C. Hunter_ que trata ,por meio de uma historia clara, o que é ser um bom lider.

O livro conta a historia de John Daily um homem de negócios bem-sucedido. Ele era casado com uma linda mulher, Rachel, eles eram casados há dezoito anos, ela sofria de infertilidade e por isso adotaram um menino chamado John Junior. Depois de dois anos inesperadamente Rachel ficou grávida de uma menina que deram o nome de Sara.

A vida de John parecia equilibrada em todos os sentidos, mas de repente ele percebeu que sua família estava se desestruturando. Os negócios não estavam indo bem, o relacionamento com os filhos e com a esposa também não. John estava fracassando como chefe, marido e pai. O pastor de sua igreja sugeriu que ele participasse de um retiro num pequeno mosteiro que abrigava frades da Ordem de São Bento, que viviam numa vida de oração, trabalho e silêncio. . Ele foi com o intuito de agradar sua esposa. No retiro, ele aprendeu o segredo de ser um líder de sucesso sendo servidor e respeitoso com as pessoas, esse retiro mudou a sua vida em todos os sentidos.

É inegavel, a importancia desses ensinamentos para nossa vida em todos os âmbitos. Podemos adquiri-los atraves da leitura atenta do livro, conversando com um amigo que leu, ou até mesmo procurando na internet. Mas, o que geralmente nao é encontrado em resenhas e resumos, é o meu maior aprendizado com esse livro.

Esse livo conta ,que durante os seminarios, um homem sempre criticava o que os frades pregavam. Isso trazia um desconforto enorme entre os presentes, porem os religiosos o ouviam e respondiam com paciencia.

Certo dia, Jonh Daily, incoformado com a situaçao, perguntou a um frade porque todos os religiosos respeitavam aquele rapaz questionador. O monge, entao, ensinou ao Jonh a importancia de ouvir as pessoas que fazem esse tipo de análise, uma vez que elas nos levam a pensar sobre nossas verdades e aperfeiçoaam nossa personalidade.

Diante desse aprendizado, aprendi que todos os pontos de vistas devem ser levados em conta.

Enfim, disse tudo isso, caros colegas, para incitá-los a questionarem tudo o que for apresentado nesse blog, porque , assim, vamos aprender juntos a respeitar as opinioese construimos nosso carater como Jonh Daily. Sejam todos bem vindos

Nenhum comentário:

Postar um comentário